quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Vereadores do Partido Socialista reúnem com Ministério da Saúde

Os vereadores do PS na Câmara Municipal de Sintra, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia de Belas, Guilherme Dias, foram recebidos no passado dia 7 de Janeiro de 2010 no Ministério da Saúde.

Os autarcas socialistas frisaram a importância de o Governo dar cumprimento ao propósito de construir o Hospital de Sintra no mais curto espaço de tempo, de modo a servir devidamente os cidadãos do mais populoso concelho do país, descongestionando-se o Hospital Fernando da Fonseca, que actualmente serve com dificuldade os concelhos de Sintra e da Amadora, num universo populacional que duplica aquele para que foi concebido e está dimensionado.

Os autarcas socialistas sintrenses obtiveram a confirmação do empenho da Senhora Ministra da Saúde na construção do Hospital de Sintra, conforme estudo cometido em 2009 à Administração do Hospital Fernando da Fonseca. Igualmente foi confirmada a intenção de financiar a construção do Hospital de Sintra com capitais públicos, no pressuposto de que a Câmara Municipal de Sintra disponibilizará o terreno necessário na localização mais adequada.

Pelo seu lado, os vereadores do PS expressaram o desejo de ver o Orçamento do Estado para 2010 consagrar a verba necessária para garantir o lançamento de concurso público para a construção do Hospital ainda este ano, de forma a garantir a sua entrada em funcionamento o mais rapidamente possível.

Os vereadores socialistas sublinharam ainda a premência em o Ministério da Saúde desbloquear a construção de novos Centros de Saúde nas freguesias de Belas e de Queluz(Extensão Lusíadas), dadas as condições vergonhosas das suas actuais instalações.

Neste sentido, o Presidente da Junta de Freguesia de Belas apresentou uma proposta para nova localização do projecto arquitectónico já aprovado pela ARS de Lisboa para Belas, de modo a obviar a mais demoras.

Os vereadores do PS deram ainda conhecimento do seu entendimento, partilhado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Queluz, de que o novo Centro de Saúde de Queluz(Extensão dos Lusíadas) poderia, com a vantagem de facilitar a acessibilidade a uma população envelhecida, ficar localizado nas instalações onde actualmente funciona o Jardim de Infância de Queluz, sendo fácil e rápido adaptar o edifício para o efeito e construir novas salas na Escola EB1Nº2, para onde deveriam ser transferidos os alunos, com indesmentíveis benefícios para a sua segurança.
Note-se que em 2004 a ARS de Lisboa e a Câmara Municipal de Sintra acordaram, em reunião com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Queluz, em construir o Novo Centro de Saúde de Queluz neste local tendo sido estabelecido que a construção apenas dependeria da boa vontade da Câmara em disponibilizar as instalações do Jardim de Infância, sitas na Rua D. Fernando II.

Assumindo a construção do Hospital de Sintra e a melhoria dos equipamentos de saúde no Concelho de Sintra como uma prioridade dos cidadãos, os vereadores do PS tomaram, também, a iniciativa de enviar uma carta a Sua Excelência o Primeiro-Ministro, sublinhando a importância de tais investimentos naquele que é hoje o mais populoso concelho do nosso país.

Gabinete de Apoio Pessoal Vereadores do PS

Sem comentários:

Enviar um comentário