terça-feira, 16 de março de 2010

«Sintra romântica» [pouco] “inn”

Em Julho de 2009, a Quinta da Regaleira foi o local escolhido para o Presidente de Câmara, Dr. Fernando Seara apresentar Sintra como a Capital do Romantismo, uma imagem de marca que faz parte do programa de Promoção Turística e Cultural de Sintra. Este programa com duração de quatro anos e um investimento de 1,2 milhões de euros resulta de uma parceria entre o Município de Sintra e a Associação de Turismo de Lisboa e tem como objectivo potenciar a oferta turística de Sintra.

Apresentado com pompa e circunstância em cerimónia onde marcaram presença artistas de teatro, da televisão e reconhecidas figuras públicas; a marca Sintra Capital do Romantismo suscitou expectativas que até à presente data não passaram disso mesmo. Tirando a criação do site “Sintra Inn”, a nova marca pouco ou nada produziu.

Apesar do “romântico discurso” do Presidente que afirmou que com este protocolo Sintra veria reunidas as condições para se tornar num pólo de atracção turística, a verdade é que, Sintra continua sem fixar novos turistas, não criou um contexto propicio para o aumento da sua oferta hoteleira e não valorizou as suas potencialidades. O Centro Histórico de Sintra permanece abandonado, pouco ou nada valorizado, inundado de prédios devolutos que acentuam a sua degradação.

Sintra Capital do romantismo não passou de intenções apresentadas em cerimónias populistas, já que mais não se pode concluir. Passado quase um ano, o Presidente de Câmara nada fez para ajudar a valorizar Sintra, Romântica, mas sobretudo, de um inestimável valor patrimonial, histórico e cultural que se perde um pouco todos os dias.

Nos termos do referido protocolo cabe ao Município de Sintra elaborar até ao final de Outubro de cada ano um plano de acção para o ano seguinte. Este documento ainda não chegou ao conhecimento dos Vereadores do Partido Socialista, nem foi apreciado pela câmara. Uma vez mais, aguardamos pela iniciativa pública, agendada para amanhã, para ficar, eventualmente, a conhecer a estratégia de promoção turística do Concelho de Sintra para 2010.

Gabinete de Apoio Pessoal | Vereação PS

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